Home » ATIVIDADE FÍSICA NO CALOR E HIDRATAÇÃO

ATIVIDADE FÍSICA NO CALOR E HIDRATAÇÃO

Publicado em 3 de outubro de 2016

Mantenha-se bem hidratado, mais saúde bebendo mais água.

6rpc76i3ycifr40fe71beejmw

A atividade física, estruturada ou não, está se tornando um hábito de vida muito importante. Hoje tem sido amplamente aceito que a inatividade física é um fator de risco para doenças crônicas e uma ameaça para a qualidade de vida. Exercícios regular traz muitos benefícios à saúde, mas condições de calor e umidade impõem um grande desafio à capacidade do corpo realizar atividade física. O desempenho fica significativamente reduzido e aumentam os riscos da desidratação e de doenças relacionadas ao calor.

Cerca de 70% do corpo humano é constituído por água parte de líquido é eliminada, naturalmente, através da respiração, do suor e da urina.

Por isso, é preciso estar sempre atento para repor o que foi perdido na atividade física.
Água é responsável pelo transporte de nutrientes para o interior das células e pelo controle da temperatura corporal, além de ser indispensável para o processo digestivo e circulatório.
A falta de líquido precioso pode trazer séries consequência, tonturas, fraqueza, dor de cabeça e fadiga, são sinais da desidratação. Uma hidratação adequada antes da atividade física é essencial para preservar todas as funções fisiológicas. Um déficit de líquidos antes do exercícios pode potencialmente comprometer a regulação térmica e produzir um maior esforço cardiovascular durante uma sessão de exercício.

Durante atividade física, o objetivo da ingestão de líquidos deve ser de balancear os líquidos perdidos através do suor ou, quando as taxas de suor são muito altas, repor o quanto de líquido for possível. Bem isto é alcançado bebendo pequenos volumes (125 a 500 ml de líquido) regularmente, a 15 minutos.

TEMPERATURA CORPORAL: Durante a prática de exercícios físico ou até mesmo nos dias de calor, a transpiração, aumenta, sobretudo água. Essa é uma reação natural do corpo para manter a temperatura estável.

DIGESTÃO: Água ajuda na produção das reações químicas no organismo durante a digestão contribui, também na produção do suco gástrico e da saliva, que auxiliam na digestão.

DEFESA DO ORGANISMO: quando o corpo está bem hidratado, a circulação sanguínea aumenta. O transporte de ferro de outros nutrientes chega rapidamente ás células, protegendo o organismo de infecções.

ABSORÇÃO NUTRIENTES: Hidratação correta garante o volume ideal de sangue, responsável por transportar os nutrientes até as células.

ELIMINA TOXINAS: As toxinas presentes no corpo são eliminadas por meio de suor e da urina, a ingestão de água torna esse processo mais eficiente, e o organismo passa por uma verdadeira faxina, eliminando, inclusive as toxinas causadas da celulite.

LESÕES NA COLUNA E JOELHO: Os discos intervertebrais e os meniscos do joelho responsáveis pela absorção de impacto nessas regiões são basicamente constituídos por água e o corpo, quando desidratado pode levar a lesões e dores nessa região.

LEMBRE-SE

 ÀGUA: dá uma força na beleza; pele viçosa, cabelo brilhante, e unha fortes e saudáveis;

Consuma água antes mesmo de sentir sede;

Faça calor ou frio, é preciso tomar água;

Mantenha sempre uma garrafa de água á mão;

Consumo de água favorece o bom funcionamento do intestino;

Vestimenta é um fator que pode ser bem significativo para o aumento desidratação, pois bloqueia a dissipação eficiente do calor provocando falha na eliminação;

A água pura é a maneira mais acessível de se fazer uma hidratação, devido sua facilidade de consumo e de ter custo muito baixo;

Beba suficientemente antes, durante e após a atividade física, também após a atividade física terá que beber mais do que acha que é necessário, porque a sede não é um bom indicador nessas condições.

MANTENHA-SE BEM HIDRATADO, porque o níveis de hidratação devem ser mantidos de forma eficiente para que o exercício físico possa ser realizado de forma segura e não provoque danos sérios ao organismo.

È a hora de manter uma nova rotina de exercícios e de alimentação, surgem, os primeiros obstáculos na mudança os hábitos, que precisam ser superados.

Quando os obstáculos vierem, imediatamente procure soluções, modifique seu plano de ação e saiba que nada é possível sem trabalho duro. Acorde todos os dias com um sorriso e ataque os seus objetivos, quando um obstáculos vier, sorria… porque sabe que tem a capacidade de enfrentá-lo dentro de nós.

pppp

Colunista: Tereza Vasconcelos Monteiro
Especialista em Ginástica Coletiva com Treinamento Funcional.

Nenhum comentário ainda