Home » Congresso de Educação INVOZ Debate Questão Socioemocional de Professores e Estudantes e a Tecnologia Aliada ao Capital Humano para a Valorização do Aprendizado

Congresso de Educação INVOZ Debate Questão Socioemocional de Professores e Estudantes e a Tecnologia Aliada ao Capital Humano para a Valorização do Aprendizado

Publicado em 1 de setembro de 2022

 

 

O IV Congresso de Educação INVOZ, com o tema “Educação em Debate: Inspirações e Provocações”, realizado em 30 de agosto, no Parque Tecnológico, em São José dos Campos (SP), teve a participação de mais de 1.000 pessoas que puderam assistir presencialmente ou on-line. O evento teve como embaixador Ozires Silva, fundador da Embraer e grande incentivador da educação aliada à tecnologia.

O Congresso INVOZ reuniu gestores, especialistas, educadores, alunos e empreendedores com experiências em startups. Todos com um objetivo em comum: avançar com o processo de educação nas redes pública e privada, promovendo cada vez mais conhecimento com qualidade, tecnologia e, consequentemente, resultando em empregabilidade. A abertura contou com autoridades regionais e nacionais e com a apresentação da banda da FUNDHAS.

O evento reuniu palestras e debates mediados pelo jornalista Rui Gonçalves, diretor de cultura do INVOZ.

Logo pela manhã, a filósofa Lúcia Helena Galvão apresentou a palestra de abertura, com o tema “Filosofia na Educação – Inspirações e Provocações”. Com orientação filosófica fundamentada na pedagogia, ela apresentou conselhos para que o professor crie um vínculo de empatia e conexão com seus educandos e seja fator de transformação na vida deles. A principal dica foi para que os professores estimulem os alunos a fim de que estes tragam à tona o talento.

Em seguida, formou-se uma mesa de debates com Luciana Hubner, da Fundação Civita; Nuricel Aguilera, do Instituto Alpha Lumen; Tatiana Klix, da Plataforma Porvir e Marcelo Lima, da Quero Educação. Na discussão, os debatedores tiveram um ponto em comum: como manter o interesse do aluno pelos estudos na volta às aulas pós-pandemia. Concordam que a tecnologia é uma boa aliada e pode ser uma ferramenta de equidade, desde que acompanhada por ciências humanas como: filosofia, sociologia, artes e cultura. A escola deve saber trabalhar as relações socioemocionais de estudantes e professores que ficaram tristes, deprimidos e desinteressados durante o período do isolamento da covid-19.

 

Na parte da tarde, Helton Souto Lima, gerente do Núcleo de Soluções Educacionais, na vice-presidência de Expansão e Relações Institucionais do Instituto Ayrton Senna, que atua há 25 anos na área de educação e na articulação com secretarias de educação e implementação de projetos, fez a palestra sobre o desafio e a importância de resgatar a valorização do ensino público. Segundo Helton Lima, a educação de qualidade deve chegar para todos por meio de orientação, conhecimento, pesquisa, treino para professores e formação de material. Para ele, a melhoria do capital humano será responsável por reduzir as desigualdades.

Helton, que teve entre sua plateia alunos, que puderam fazer perguntas, se emocionou quando um deles disse que a mudança para se ter qualidade e mais interesse pelos estudos precisa ser feita agora, neste momento de retorno às escolas.

O debate da tarde teve participação de Tiago Scaff, da Startup Xperience; Micaele Vitória Cavalcante Gomes, apaixonada por astronomia e fundadora do Instituto Sciety Lab, que incentiva o interesse pela ciência; Rodrigo Dib, da Galena, e Rui Arle, da Startup Napp Solutions.

Para os debatedores, a educação aliada à tecnologia é transformadora. Existe um mercado a ser ocupado por jovens, inclusive para os que querem seguir a carreira do empreendedorismo. Segundo eles, o aluno deve ser preparado para solucionar problemas, gerenciar crises e saber ter resiliência, paixão e visão de futuro.

A segunda palestra da tarde teve como tema “Visão Global Sobre a Educação”, com André Guadalupe e Ademar Celedônio, que ressaltaram a importância do professor. Concordam que a tecnologia ajuda o professor no processo de formação dos alunos, mas que cabe ao educador desenvolver o pensamento criativo e despertar a curiosidade, a criatividade, a comunicação, a cidadania, a compaixão, a colaboração e o controle no sentido de se ter resiliência.

 

 

 

Ainda segundo André e Ademar, para que a transformação educacional e a melhora do professorado, ocorram de maneira global, deverão contar com o surgimento de boas lideranças educacionais para o país na esfera pública.

Para encerrar o Congresso, foram realizados sorteios de bolsa de estudo com desconto de 70% pela Faculdade UNYLEYA e de assinaturas do Club Maker, seguidos pela apresentação musical do quarteto de cordas Luz da Ribalta.

“Conseguimos reunir os principais nomes de incentivadores à educação no país. São profissionais com experiências em setores de ensino público e privado. Alguns deles, por algum momento, tiveram formação em escola pública e outros lidam diretamente com professores. Neste Congresso do INVOZ foi possível apresentar algumas sugestões de soluções para que a educação e a tecnologia sejam ferramentas eficazes para a realização de sonhos de muitos estudantes, principalmente nesta fase pós-pandemia”, conclui Neide Pereira Pinto, vice-presidente do Instituto INVOZ.

 

O evento deste ano contou com expositores:

Faculdade UNYLEYA, instituição 100% EAD no Brasil, com 26 cursos de graduação e mais de 100 de pós-graduação.

A KUKKA Educação, startup edtech que apoia jovens e adolescentes e também atua nos segmentos de educação corporativa e produção de materiais educacionais digitais.

A ZAPTY, startup no segmento de educação tecnológica que se destacou na maior feira de educação da América Latina, a Bett Educar.

A Xperience, edtech especializada em realidade aumentada com o objetivo de transformar a educação através do uso de tecnologias imersivas. É parceira da Samsung Eletronics e da Nexus e pelo programa EdStart da Amazon AWS. Na França está incubada no Laval Technopole e faz parte do projeto Startups l’École em Paris.

A Self Intelligence for Life, que desenvolve jogos e plataformas interativas às aplicações que promovem a prática de treinos personalizados. Com alcance de metas, ajustam a rotina dos alunos para objetivos relacionados a aprendizagem, às habilidades de metacognição e autonomia. Em conjunto, as aplicações em nuvem proporcionam a gestão do desempenho de estudantes, escola, familiares e professores em tempo real.

A Inicie, que é um ecossistema de inovação para transformação educacional, com soluções personalizadas, focadas em pessoas e com o apoio da tecnologia para contribuir em toda a jornada educacional.

A EDUINFO, que desenvolve soluções para a escola potencializar o aprendizado dos alunos e dos professores por meio dos pilares: mobiliário inovador, tecnologia educacional, projetos de arquitetura e treinamento.

A Associação Fênix, entidade sem fins lucrativos que assiste mais de 500 famílias em Jacareí e São José dos Campos por meio de oficinas, programas sociais, entrega de cestas básicas e sopa para as pessoas em situação de rua.

O SENAI, um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. A rede tem 92 unidades fixas, incluindo a escola Santos Dumont, em São José dos Campos. Além da escola há o Instituto SENAI de Tecnologia Metalomecânica, que presta assistência técnica e tecnológica para empresas através de uma ampla estrutura de laboratórios, pesquisadores e profissionais.

A ETEP, que mantém o pioneirismo na metodologia de ensino com vistas a promover a qualificação embasada em pilares sólidos. Inovação, aprimoramento e compromissos notáveis mantêm a instituição aliada aos projetos de pesquisa e inovação tecnológica que proporcionam o desenvolvimento além das fronteiras, exportando talentos para o mundo. Formas de ingresso: Novo ensino médio, com opção para formação técnica. Tecnólogo, Graduação e Pós-Graduação.

O Mestre dos Jogos, criado com o propósito de resgatar o lúdico no coração do ser humano e melhorar os relacionamentos interpessoais desgastados pelo dia a dia, levando o entretenimento salutar e as emoções saudáveis para os lares e seus familiares.

A ASSECRE, uma entidade de classe do bairro Chácaras Reunidas de São José dos Campos que promove inúmeras ações em prol do desenvolvimento tecnológico e profissional de seus associados.

O IV Congresso de Educação é uma realização do INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro – e acontece desde 2019. Neste ano de 2022 teve o patrocínio da KPMG e recebeu os apoios da COOPEREMB, Centro Universitário ETEP e Faculdade Unyleya, além do apoio institucional de EDUSPACE, Instituto Ayrton Senna, Fundação Cultural Cassiano Ricardo, FUNDHAS, Instituto Empreendedor do Futuro, ZAPTY e Rede Vanguarda, Parque Tecnológico de S. José dos Campos, Prefeitura de S. José dos Campos e Prefeitura de Porto Alegre (Secretaria de Educação).

Assessoria de Imprensa – Solução Textual Assessoria – Renata Vanzeli – 12 99768-0799 (@solucaotextual).

Nenhum comentário ainda