Home » CORRER: PAIXÃO QUE ACALMA OU TORTURA?

CORRER: PAIXÃO QUE ACALMA OU TORTURA?

Publicado em 18 de junho de 2017
Photo of happy couple running outdoors

Photo of happy couple running outdoors

Uma pergunta que talvez seja até meio capciosa*, mas que se analisarmos faz um tremendo sentido para nós que somos apaixonados e loucos pela corrida. O desejo que a corrida causa é tão forte que se o atleta não sair naquele dia para treinar ou deixar de participar de uma determinada corrida que tanto esperava, olha meu caro amigo leitor, aquilo que ia acalmar agora passa a torturar o atleta com o sentimento de arrependimento e que deveria estar lá correndo.

Os fatos sobre como a corrida acalma um atleta são visíveis, sabendo que vamos ao extremo do nosso corpo em relação ao cansaço, dores, vontade de fazer outra coisa, distâncias longas a percorrer e mesmo assim quando finalizamos a corrida estamos “calmos” no sentido que toda a pressão e circunstâncias adversas que impediriam a corrida ou treino foram superadas, pelo menos é assim comigo.

Você já saiu para correr após um dia difícil no trabalho, ou depois de uma pequena discussão? Ou até mesmo naqueles dias que a vontade é de não sair para treinar, mas teimoso que é foi assim mesmo?

Ahhh, mas quando colocamos o tênis no asfalto e as ruas começam a ser vencidas, o vento no rosto e até mesmo a buzina de alguns desconhecidos nos incentivando, isso se torna motivação para treinar e temos a certeza que estamos fazendo a coisa certa. Não importa se o treino foi sem planilha, o tempo ficou alto demais do que de costume, não é isso que esta sendo discutido neste momento. Sempre seremos adeptos a planilha, aos treinos corretos mas tem dias que apenas precisamos correr, por que é o que vai nos acalmar, levar para uma outra dimensão mais proveitosa do que se tivéssemos deixado o corpo ou as circunstâncias vencerem.

A pouco mais de 3 anos correndo, muitas vezes já realizei corridas e treinos que eu não tinha a motivação suficiente para iniciar, mas uma coisa é certa: – não me arrependi, me arrependeria sim se estivesse ficado parado olhando o tempo passar. Uma das coisas que me motivam muito a correr é ver outros atletas empenhados e praticando a mesma Paixão que a minha, tenho dois atletas que acreditem não conheço, não sei seus nomes e nem onde moram. Os atletas me incentivam sem saber, causam em mim o desejo da corrida e motivação suficiente que preciso: – um jovem que corre quase todas as manhãs pela Rua Nove de Julho em Jacareí, sempre cruzamos com ele no mesmo ritmo, focado. Isso é uma motivação, ver que o jovem levanta cedo faça frio, calor, chuva ou sol não importa, ele sempre está lá correndo. A outra é uma atleta que já aparenta ser uma jovem senhora que corre pela Rodovia Nilo Máximo em Jacareí, essa mulher é fantástica, estive observando a sua corrida por alguns dias e percebi a evolução nas suas passadas, na velocidade, na garra e prazer de correr estampado em seu rosto, me diz se isso não é motivação para correr? Corrida que acalma.

Mas temos o outro lado da moeda pois a corrida pode de alguma forma nos torturar, quando já estamos tão viciados e a corrida faz parte da nossa vida e rotina, ficamos tão seduzidos por correr sempre a todo instante e quando ficamos sem treinar, é um Deus nos acuda. Alguns atletas ficam até de mal humor, não é meu caso, mas por dentro o meu corpo e minha mente querem o treino ou a corrida, embora o corpo se acomoda fácil por isso a mente precisa querer correr sempre e precisamos treinar a mente deixa-la com a motivação que acalma. Talvez essa tortura não seja somente por ter deixado de correr, algumas circunstâncias do dia a dia nos fazem deixar de correr, mas o problema é ficar remoendo, pensando: “eu poderia estar correndo, porque não fui correr”, isso causa um stress dentro de nós e uma ansiedade que tortura o camarada. Por isso calma, acalme-se, sempre haverá outros momentos e oportunidades para praticar uma das nossas paixões mais relevantes “a corrida”.

Tenho a certeza que a corrida é sim uma Paixão que acalma ou tortura, mais acalma é claro. Não temos como pensar ao contrário porque são dois fatores que correm juntos, permita-se sentir a compulsão de liberdade da corrida, isso é maravilhoso. Não estamos falando apenas de exercício físico, não se trata somente disso e sim de uma PAIXÃO que nos acalma trazendo consigo alegria, prazer, saúde e superação que vai além dos nossos limites, abrangendo a rotina diária da vida. Então corra!

Para a galera que gosta de correr em nível FAST e ainda manter o ritmo, o ideal é treinar pelo menos um dia da semana somente a velocidade. No site abaixo alguma dicas para melhorar a velocidade e ainda fazer uma corrida melhor.

Dicas:

velocidade

Veja as dicas no site:
http://www.dicasdecorrida.com.br/artigo.php?recordID=43&artigo=Como%20melhorar%20a%20velocidade%20na%20corrida

Marcos Sousa

Marcos Sousa
corridapelasaude.com.br/

* Capcioso é um adjetivo na língua portuguesa, que qualifica algo ou alguém que procura enganar, induzindo ao erro. Uma pessoa com um comportamento capcioso tem a intenção maliciosa de confundir e enganar alguém, utilizando de astúcia, sedução e esperteza.

Nenhum comentário ainda