Home » Empreendedor, você sabia que seus “problemas de estimação” impedem o crescimento da sua empresa?

Empreendedor, você sabia que seus “problemas de estimação” impedem o crescimento da sua empresa?

Publicado em 7 de maio de 2023

 

 

 

Praticamente todos nós temos ao menos um “problema de estimação”.
Ele pode lhe fazer companhia o tempo todo, ele não sai da sua mente e molda o seu modelo mental. Você cuida dele de tal forma que ele pode ficar maior do que você.
Mas, este “pet” pode desaparecer ou fugir também? Sim, mas você pode substituí-lo por outro o mais rápido do que pode imaginar, voltando ao ciclo de autossabotagem.
É provável que você acredite que será feliz plenamente, tornar-se a pessoa e profissional que sempre sonhou somente quando se livrar do(s) problema(s) de estimação. Mas, esta ilusão passa rápido, porque você substitui rapidamente por outro “pet” menor ou maior.
O problema de estimação pode ser a famosa falta de tempo para fazer coisas importantes, mas, na verdade, é apenas falta de prioridades, propósitos, objetivos e metas.
Pode ser um álibi que lhe mantém na zona de conforto e/ou permite que você terceirize suas responsabilidades e erros, colocando a culpa no colega de trabalho, na concorrência, no governo, na família, entre outros.
Tudo isso quer dizer que não posso ter problemas? Não, longe disso, mas quer dizer que você não pode tornar os problemas maiores do que realmente são, além disso você deve gerenciá-los para que não prejudiquem o seu desenvolvimento e a sua felicidade.

Está achando que somente os problemas são um problema? Então, sinto lhe dizer que está enganado, soluções também podem se tornar um problema, caso ela se torne de estimação.
Uma solução se torna de estimação quando você a utiliza em uma determinada situação e tem bons resultados, porém, mesmo que a situação e as variáveis mudem e a solução deixe de apresentar bons resultados, você cai na tentação de utilizá-la, fazendo a mesma coisa e esperando resultados diferentes.

Talvez, uma das poucas coisas constantes na nossa vida é a mudança. Precisamos encarar os problemas como oportunidades para desenvolvimento, além de aperfeiçoar e mudar as soluções quando necessário para ter resultados diferentes e melhores.

“Maravilha, já entendi que criar problema e/ou solução de estimação é uma autossabotagem, mas como não cair nesta armadilha e, mais importante ainda, como me desenvolver?”
A resposta é trabalhar e desenvolver a sua Inteligência Emocional!

Agora, quero lhe fazer um desafio, é um exercício que mostrará como você é plenamente capaz de conquistar e alcançar seus sonhos, desejos e objetivos, desde que encare seus desafios e explore as oportunidades de forma inteligente, principalmente no âmbito emocional.

Lembre-se dos últimos 10 grandes acontecimentos em sua vida (5 positivos e 5 negativos). Tenho certeza que chegará à conclusão de que os acontecimentos positivos dependeram 100% de você, em contrapartida, aqueles negativos aconteceram contra a sua vontade.

Nenhum comentário ainda