Home » FAZER EXERCÍCIOS, É BOM!

FAZER EXERCÍCIOS, É BOM!

Publicado em 21 de fevereiro de 2017

Vamos nos mexer!

 

19fev2016---imagem-ilustrativa-corrida-caminhada-exercicio-fisico-1455888147290_956x500

 

 

Férias, Verão, Festas, e agora vem o CARNAVAL, ou seja, situações em que estamos, mais abertos a comer e beber, além do normal. Porém, logo percebemos as consequências, quilinhos a mais, inchaço, menos disposição, piora na qualidade do sono e dificuldades para voltar ao normal.

Perder peso pode não ser uma tarefa fácil. Uma solução no entanto, adequar a alimentação é o PRIMEIRO PASSO para ver o ponteiro da balança cair e alcançar um corpo mais esbelto e saudável, sem esquecer, é claro os benefícios da prática da atividade física regular, que promove o autocontrole e afasta o risco de desenvolver problemas como ansiedade e depressão.

Sabemos que cada corpo, uma sentença: uns sofrem para emagrecer, outros para aumentar a massa magra e há também que daria tudo para ganhar alguns quilinhos. O segredo é saber trabalhar em cima do seu tipo físico, com treinos que consideram seus pontos fortes e fracos para otimizar os resultados.

Entretanto um estilo de vida saudável que inclua uma alimentação balanceada. A prática regular de exercícios físicos e seus benefícios, tanto para saúde e qualidade de vida quanto para a melhora da aptidão física. Com a atividade física, não só os problemas de saúde são evitados como a diferença no espelho é facilmente notada, pois a silhueta afina sem perder a firmeza.

Sabe-se mesmo tendo mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil tem menos de 5% de sua população regularmente matriculada mais de 31 mil academias espalhadas pelo território nacional.
Além disso o Brasil ocupa o SEGUNDO lugar no mundo em relação a número de academias perdendo apenas para os E.U.A. (pesquisa 2015).

Aumento expoente do sobrepeso tanto em mulheres quanto em homens. Na década de 70, pouco mais de 18% da população estava acima do peso. Nos dias atuais esses números superam os 50% de Brasileiros com alguns quilinhos a mais. (Ministério da Saúde, 2014).

É preciso suar a camisa para que, ao longo do dia o organismo gaste mais calorias do que as acumule.

Para entender melhor por que os exercícios são tão importantes na manutenção de uma boa estrutura ósseo. Saiba que, a cada passo que você dá, os cristais de cálcio depositados nos ossos de suas pernas sofrem minúsculas compressões e descompressões. Esses movimentos geram nos cristais cargas elétricas positivas e negativas.

A alternância elétrica estimula os osteoblastos a produzirem tecido ósseo. Mas os osteoclastos acabam interferindo nesse processo, evitando que o osso cresça desproporcionalmente. A partir daí, começaram os estudos que vieram provar que o tecido ósseo é capaz de sofrer os efeitos da ausência da gravidade e da falta de atividades físicas.

A prática de exercícios promovem aumento de massa muscular, aumento da densidade óssea e na formação de novos neurônios e neuroplasticidade.

Já no sistema nervoso central, estudos demonstram que o exercício físico é capaz de melhor funções cognitivas, especificas, como memória e volume do hipocampo e da plasticidade cerebral, além de melhor ativação das áreas, frontal e parietal, a com a associadas com a cognição.

O ideal é combinar exercícios aeróbicos, (corrida, bicicleta, Natação), que exigem fôlego e resistência são ótimos ao coração. Ainda mais com momento de alta intensidade, (você atinge 90% ou, mais da sua frequência cardíaca máxima), intercalados com períodos de repouso. (passivo ou ativo), isso aumenta, com o tempo, a eficiência do seu coração. Com exercícios anaeróbicos, (Musculação), que enfoque na força e resistência localizada.

Assim, aumento no corpo a proporção de massa magra, o que significa maior número de calorias queimadas. Então, para não deixar os alunos desmotivado, entenda que treinos curtos, dinâmicos e motivadores, são melhores, como métodos de treinamento HIIT, Treinamento Funcional, vem ganhando cada vez mais espaços na academia.

Porém, antes de começar a se exercitar, procure um médico, para confirmar se não há nenhum tipo de empecilho por problemas de saúde. E, qualquer que seja o esporte escolhido, respeite a carga e a intensidade indicadas por um Educador Físico.

O que você está esperando para começar a se exercitar-se e comer certo!!!

CUIDE DO SEU CORPO, DA SUA MENTE E DO SEU CORAÇÃO!

pppp

TEREZA VASCONCELOS
PERSONAL TREINER
Experiência na elaboração e prescrição de Treinamento emagrecimento ou Hipertrofia visando também a saúde e qualidade de vida.

Nenhum comentário ainda