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Metaverso e Omnichannel: 5 fatos que mostram a transformação na jornada de compra

Publicado em 1 de outubro de 2024

 

 

Do atendimento automatizado à uso de QR codes, especialista compartilha as principais ações que vão tornar o metaverso em omnichannel

O Metaverso, universo digital em 3D, é hoje uma das maiores tendências de tecnologia do ano. Esse espaço tecnológico é capaz de eliminar as fronteiras do mundo físico e digital e proporcionar ao usuário uma jornada baseada na experiência, onde o consumidor é o centro para as tomadas de decisões.

Na prática, o Metaverso possibilita que a jornada de compra dos usuários unam as experiências do real e virtual, seja por meio da convergência dos canais de compra, uso de QR Codes, variedade de pagamentos, entre outros. Tudo é voltado para uma jornada híbrida, físico-digital, e centrada na experiência do consumidor, recursos presentes na estratégia omnichannel.

“Assim como na estratégia omnichannel, o Metaverso está voltado em oferecer uma experiência de compra fluída ao consumidor. Todas as ferramentas são interligadas do físico para o digital com um único objetivo, atrair os usuários para uma jornada imersiva e diferenciada dos modelos tradicionais de compra. Não resta dúvidas: quem ainda não é omnichannel, deve apostar nesse modelo de negócio que trará oportunidades disruptivas para os empreendimentos”, afirma Andrei Dias, Head de vendas da Nexaas, Retail tech especialista em inovação para o varejo.

Para entender mais de como a jornada de compra do metaverso irá explorar estratégias omnichannel e de que forma empreendedores poderão aplicar nos seus negócios, o especialista destaca os cinco principais fatos que comprovam que a jornada de compra no Metaverso será omnichannel. Confira:

1 – Compra focada na experiência do consumidor

No Metaverso o consumidor terá a chance de visitar uma loja virtual, provar os produtos, por meio de avatares e até mesmo andar pelas prateleiras e interagir com outros consumidores, tudo sem a necessidade de se locomover fisicamente.

“Todo esse processo foi desenhado para proporcionar aos usuários uma compra totalmente focada no consumidor em que é possível comprar e se relacionar com a marca, conforme as necessidades e conveniências. Isso ocorre também na estratégia omnichannel, para atrair e fidelizar consumidores, é preciso proporcionar ao usuário a melhor experiência possível, centrado nas suas preferências de compra”, afirma Dias.

2 – Integração de modalidades de pagamentos

Outra característica de compra no metaverso que também se assemelha ao omnichannel é a variação de mobilidade de pagamento. Para o executivo, a aceitação de bandeiras variadas e tipos de cartões,pagamento via Pix, entre outras formas de pagamento, serão uma realidade nesse universo. Da mesma forma ocorre na estratégia omnichannel, é preciso que haja uma variação de pagamentos que inclua todo o público alvo do negócio.

3 – Uso de QR Codes

Uma das apostas do Metaverso é o uso de QR Codes, seja para acesso a algum ambiente virtual ou mesmo para pagamentos. Essa técnica também é explorada na jornada de compra omnichannel. Existem estabelecimentos, por exemplo, que liberam totens físicos, já outros são disponibilizados de forma digital. “O uso de QR Codes no metaverso será usado de maneira estratégica e poderá ser usado tanto para pagamentos ou conexão com outros espaços do universo digital dessa tecnologia”, diz.

4 – Convergência dos canais de compra

A convergência entre o real e virtual é explorada no universo digital do Metaverso. “O consumidor poderá realizar uma compra virtual para receber em casa ou mesmo retirar na loja, entre outros, todas experiências de compra voltadas à estratégia omnichannel. Além disso, o Metaverso também se usa da integração e centralização dos dados, a fim de garantir a melhor experiência de compra ao consumidor, também uma das técnicas omnichannel”, revela o executivo.

5 – Atendimento automatizado ao consumidor

Por fim, umas das premissas do omnichannel é garantir ao consumidor um atendimento personalizado que supere todas as suas necessidades. “Não há dúvidas de que todo o processo de compra no metaverso será realizado de forma inteligente, de maneira a suprir as necessidades do consumidor. Outra característica será a possibilidade do Metaverso se comunicar com o cliente através de vários canais, seja pelas redes sociais ou canais oficiais de atendimento. Portanto, apostar no omnichannel no seu empreendimento é prever as possibilidades e estar preparado para um futuro não tão distante quando o Metaverso for uma realidade consolidada para todos”, finaliza Dias.

Sobre a Nexaas

A Nexaas é uma Retail Tech, especialista em inovação para o varejo, nascida em 2018, parte integrante de um sólido grupo de investimentos em Soluções Digitais, Software B2B, Software B2C, Software de E-Commerce, Inteligência Artificial, entre outros, que busca crescimento sustentável acelerado e geração de valor por meio da inovação contínua.

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