Home » Modalidade EAD deve superar presencial em 2022, aponta pesquisa

Modalidade EAD deve superar presencial em 2022, aponta pesquisa

Publicado em 30 de junho de 2020

 

 

 

Baixo custo na mensalidade e flexibilidade no horário atraem alunos

A quarentena para combater a propagação do coronavírus levou diversos alunos para o formato digital, e a tendência é que a modalidade a distância continue crescendo nos próximos anos. Por conta da mensalidade acessível e o aumento da oferta de cursos de graduação, o formato EAD é uma alternativa para os estudantes concluírem o ensino superior.

De acordo com um estudo divulgado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) em parceria com a empresa Educa Insights, o número de alunos do ensino superior estudando no formato a distância, será maior que no presencial em 2022. A pesquisa ouviu 1.607 pessoas, entre quem pretende ingressar no ensino superior privado nos próximos 12 meses e estudantes.

Ainda segundo a pesquisa, a escolha pelo formato das aulas online pode acontecer por conta da queda do índice de emprego e a diminuição na renda da população brasileira, causado pela pandemia. Apesar da crise, 94% dos estudantes querem continuar os estudos.

“Muitos estudantes não conheciam o funcionamento do ensino a distância, a quarentena está sendo uma oportunidade para esse formato mostrar conteúdo de qualidade aos alunos. A expectativa é de que essa modalidade ganhe espaço, já que possui diversas vantagens para quem não quer voltar para as salas de aula presenciais”, ressalta Janet Navarro, diretora da Faculdade FAEL, em São José dos Campos.

Nos cursos de ensino a distância, o aluno pode conciliar trabalho e estudo além de pagar um valor acessível nas mensalidades. Assim como nas aulas presenciais, o estudante precisa de determinação e disciplina para realizar as atividades e ter um bom desempenho nos estudos.

“É preciso fazer o Trabalho de Conclusão de Curso, participar de workshops, concluir a experiência em um estágio supervisionado, para conseguir a certificação do curso. Nas disciplinas de ensino a distância, o estudante se prepara para o mercado de trabalho desenvolvendo habilidades como organização, proatividade e disciplina”, finaliza Navarro.

Nenhum comentário ainda