Home » O que é Carne Fraca?

O que é Carne Fraca?

Publicado em 28 de março de 2017

Carne fraca

 

 

Muitos ouvem falar, mas poucos sabem como deu se inicio a Operação da Polícia Federal, sendo a operação considerada maior em nosso País. O Brasil é um líder mundial de exportação em carnes bovina e carnes de frango, considerado mundialmente o quarto maior exportador de carne suína. No passado, ano de 2016 as vendas dos frigoríficos do Brasil representam 7,2% do mercado.

Uma delas é a BRF,dona da Sadia e Perdigão, aqui no Brasil contam com quarenta e sete fábricas, produzindo sozinha 14% do mercado mundial de carnes de aves, e ainda exportam para mais de 120 países.
Outra empresa gigantesca é a JBS, que controla grandes marcas, como a Friboi, Seara, Swift e Pilgrim’s Pride são consideradas as maiores frigorífero do mundo. Na qual exportam para carnes para 150 países.

A Operação Carne Franca, deu um impacto logo de imediato aos preços das ações dessas empresas, agora lideraram as perdas no mercado de Ações, na Ibovespa no dia da operação: 7,25% a BRF e 10,59% a JBS; as duas já estavam com os resultados ruins no em 2016 e terão grandes dificuldades para reverter está quebra de confiança.
A Operação Carne Fraca é realizada pela Polícia Federal, como sendo uma das maiores operações realizada na história. São mais de mil policiais que foram as ruas para cumprir 309 mandados em seis Estados e também no Distrito Federal. São elas 27 de prisões preventiva, 11 prisões temporárias, 77 conduções coercitivas e 194 buscas e apreensões.

Nas investigações, foram constadas que são mais de 30 empresas e também alguns fiscais do Ministério da Agricultura que eram beneficiados pelo esquema. Esquema esse que era para liberar a venda da carne imprópria para consumo.

Para a Polícia Federal, parte da propina liberada no esquema estava destinada para o PMDB, partido do presidente Michel Temer e para o Progressista, que são da base aliada do Presidente.
Segundo o delegado da Polícia Federal, Maurício Moscardi, a responsabilidade pelos atos criminosos contra a população é tanto dos empresários quanto dos agentes públicos. Dentro do Ministério da Agricultura vários funcionários envolvidos com o esquema, trocavam os fiscais para que houvesse a garantia de continuidade do esquema. Mas, foi quando houve a recusa de um fiscal em ser removido, foi o que levou ao começo das investigações.
Após o inicio da operação da Polícia Federal, foram afastados 33 servidores, quatro foram exonerados. Três unidades de beneficiamento de carne foram fechadas, a empresa BRF dm Mineiros em Goiás , e as unidades de Santa Catarina de Peccin em Jaraguá do Sul e no Paraná em Curitiba.

Dentro do Governo, o então Ministro da Agricultura Blairo Maggi, afirma que mesmo que alguns dos servidores que desviaram de suas funções, afirma ele que não deixará de consumir, e ainda deixa recomendo o consumo de carne, mostrando que não há mal algum em consumir a carne produzida no Brasil. O gerente de Relações Internacionais da BRF, Roney Nogueira dos Santos, foi preso pela Polícia Federal no dia 18 de março no após desembarcar vindo do exterior. No Planalto o presidente Michel Temer, no dia 19 de março, anuciou após reunião, uma força tarefa para investigar alvos da Carne Fraca.
No âmbito Internacional, o famoso jornal New York Times anunciou que o escândalo sendo um lança dúvidas sobre as indústrias do agronegócio do Brasil. Já afetando a economia do País, em conjunto a outros escândalos. Na qual está presente o vínculo das propinas originadas no esquema, com o partido de Michel Temer.No Jornal Financila Times, usando do mesmo tom do Jornal New York Times, levantou dúvidas sobre o futuro e da qualidade da carne no Brasil.

Dentro do Brasil, grandes autoridades deixaram um alerta para a imagem que esse escândalo vem causando na indústria nacional de seu impacto na economia. Onde as ações das empresas JBS, na BM&FBovespa, fecharam no dia 17 de março em uma grande queda, com mais de 11% de déficit. Já na BRF,o resultado não foi diferente e também caíram cerca de 8%. Somente em um dia, a JBS perdeu um valor de mercado em mais ou menos R$ 3,456 bilhões, não ficando fora dessa a BRF perdeu R$ 2,31 bilhões.
Na mira da Investigação estão as principais empresas e grandes alvos que doaram 393 milhões de reais a políticos nas eleições de 2014. Onde foram encontrados o maior beneficiário, o PT, com 60,7 milhões de reais. Já o partido do Presidente Michel Temer, ficou em segundo lugar com 59,1 milhões de reais.

Por Corifeu Alberto

  1. Cássia Regina disse:

    Ótima reportagem! Mas esse Brasil é infestado de políticos bandalheiros! Em quem confiar?