Pão a um elevador de distância! Smart Break passa a comercializar pão francês fresco em seus pontos de venda
Publicado em 26 de maio de 2023
Pioneira na ação, a startup busca oferecer ainda mais qualidade, excelência e conveniência para os consumidores com a proposta de padaria em casa
A startup de micromercados, pioneira no país, Smart Break, resolveu inovar e trazer uma novidade. Em suas prateleiras, o consumidor poderá encontrar pão fresco fabricado no dia. É a primeira empresa do ramo de micromercados que passa a oferecer pão em casa. No cardápio de ofertas, estão o pão francês comum, o pão francês integral, torradas e o pão de leite, além dos produtos que já eram disponibilizados pela empresa como o mini croissant, pão de hambúrguer, pão de cachorro quente, crepes, entre outros.
A ação vem de encontro ao gosto dos brasileiros pelo pão que acaba sendo indispensável na mesa. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação (Abip), são consumidos por ano 2,3 milhões de toneladas de pão francês. Apreciado em diferentes formatos, ele é responsável por cerca de 50% das vendas de pães nas padarias. No país, o consumo médio supera as 704 toneladas por mês. A pesquisa mais recente da Abip aponta que houve um aumento de 19,50% no número de vendas de 2022 comparado com o ano anterior.
Conveniência do pão em casa
O aumento na demanda pelo pão francês pode estar diretamente relacionado à preferência das pessoas por alimentos mais acessíveis e com maior praticidade para o consumo dentro do lar. E a Smart Break, pioneira na área em que atua, enxergou essa necessidade. Na comercialização do pão francês, são vendidas três unidades por saco ao preço médio de R$5,99 em todos os pontos da Smart dentro de São Paulo e alguns da Grande São Paulo, tais como Guarulhos, Osasco, Alphaville, entre outros.
De acordo com Lais Trajano, Head de Trade da Smart Break, a tendência é que esse canal de consumo se torne cada vez mais um hub de serviços com alto valor agregado. “O pão francês quente e fresquinho casa com essa estratégia, pois com a disponibilidade deste serviço, o cliente não precisará andar 1, 2 ou 3 quadras, por exemplo, para buscar o produto na padaria. Com comodidade e agilidade, basta descer do elevador e já dar de cara com o pão. Por isso, reforçamos que agora, o cliente terá a padaria em casa”, pontua.
Para o fundador e CEO da Smart, Rodrigo Colas, não será uma surpresa se a venda do pão francês ficar no top 3 entre os produtos mais comercializados pelo negócio ainda neste semestre. “O pão francês com um cafézinho é uma paixão do brasileiro. Este produto, para o negócio da Smart, também se torna um destino, porque faz com que o consumidor vá até a loja comprar outros itens que possam compor a refeição, como manteiga, frios, requeijão, tudo presente nas prateleiras e gôndolas da Smart. Esses itens são complementares e o resultado deixa claro que um produto fortalece os números de venda do outro”.
Assim como a venda de pães, a Smart se prepara para investir em outros produtos ao longo do ano. “Traremos mais opções de saudabilidade alimentar, como produtos frescos – novos sabores de sanduíches, refeições prontas, sobremesas – e iremos priorizar ainda mais produtos de fornecedores locais, como no caso do pão francês, para fortalecer a comunidade e evitar grandes custos logísticos para a Smart, para o cliente e, principalmente, para o meio ambiente”, pontua o CEO.
Recentemente, a startup anunciou a abertura da loja de número 500 e se encaminha para atingir a meta de 1.000 unidades abertas até o final de 2023 com a inauguração de pelo menos 60 lojas mensalmente. Vale ressaltar que a Smart também planeja atingir um faturamento de R$200 milhões até a metade de 2024. Em 2022, por exemplo, a Smart teve um aumento de 350% no faturamento, se comparado a 2021. “Parece básico, mas muitos não fazem. Procuramos ouvir os clientes para atingir a excelência que eles buscam ter à disposição”, conclui Rodrigo Colas.
Sobre a Smart Break
Liderada pelo CEO Rodrigo Colas, a Smart Break tem a missão de proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas por meio de inovação e conveniência. O objetivo é fazer com que as pessoas encontrem tudo o que precisam a qualquer hora do dia, seja a um elevador de distância ou a poucos passos da própria mesa de trabalho. Com isso, a Smart Break quer revolucionar a experiência de comprar em condomínios residenciais, hotéis, academias e empresas no Brasil. Desde sua abertura, em 2018, a startup quadruplicou o número de colaboradores.
Mais informações: https://smartbreakbrasil.com.br/