Home » Projeto Tamar

Projeto Tamar

Publicado em 1 de junho de 2016

Valorização das espécies de tartarugas marinhas
Em uma visita na vila de Itaúnas- ES , onde fica o Projeto Tamar possui uma sede que é o centro de visitante a qual funciona de segunda a sexta das 8 :30 hs ás 17:00 hs .

O projeto foi criado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, em 1991, no ano seguinte a UNESCO o declarou como Patrimônio da Humanidade por fazer parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Ganhou este nome porque nele se encontra o rio Itaúnas, um rio cuja bacia hidrográfica drena as águas de oito municípios. Com o objetivo de realizar pesquisas e promover a proteção do que ainda resta das florestas da Mata Atlântica.

Neste museu mostram objetos encontrados nos sítios arqueológicos do parque no período pré-colonial e colonial. O parque também ministra oficinas de artesanato, animais empanados , crânios, carapaças de tartarugas e pinturas. O conjunto do Parque Estadual de Itaúnas é considerado pelos ecologistas como sendo um dos mais belos locais do lugar .

O parque é um Santuário Ecológico onde foi instalado uma estação de pesquisas para que as tartarugas desovassem em determinado local. O projeto Tamar tem a finalidade de proteger as tartarugas marinhas nos 38 km de praia do parque , as tartarugas desovam de quatro a cinco espécies que se encontram no Brasil .

O objetivo desse projeto também é realizar estudos de observação , marcação , recaptura , parâmetros de incubação , genética , telemetria e sistemas de informação para melhor entender a biologia e a dinâmica das tartarugas marinhas ao longo da costa Brasileira . Mantém ainda programa para evitar a captura incidental e promover o ordenamento costeiro , a fim de diminuir os impactos provocados pela presença e ação humana .

13336321_10206128527043269_944337576_n

Texto: Júnia Andrade Correia

Nenhum comentário ainda