Home » Pronto para o Desafio dos 42K?

Pronto para o Desafio dos 42K?

Publicado em 16 de setembro de 2018

7

 

Salve galera, tudo bem? Há um tempo venho sonhando e pesando em correr uma Maratona, sem dúvida este é o maior desafio da minha carreira de corredor de rua, já participei de duas provas de 21K e agora a Maratona mais uma vez bate a sola do meu tênis. Uma mistura de medo e excitação por enfim tentar participar de uma prova dessas que realmente acaba sendo um divisor de águas para nós que somos apaixonados por corrida.

A Maratona exige disciplina e principalmente vontade de vencer cada metro, cada km do percurso e jamais duvidar ou desprezar o impacto quem uma prova dessa tem sobre o corredor. Mas como este é um sonho que já vem amadurecendo, e sendo o segundo convite oficial que recebo para participar, acredito que esta na hora de enfrentar este desafio. O primeiro passo já foi dado: aceitei o desafio.

A partir de agora para que seja concluído com tranquilidade, mesmo tendo experiência em provas de longas distâncias, provas que em seu percurso tinham obstáculos como morros, sol quente, frio e chuva, nada se compara a uma maratona, não é a mesma coisa e por isso começo o preparo com pesquisa sobre assunto: como Correr uma Maratona. E partindo do pressuposto onde o preparo emocional e físico são de grande importância, é o “beabá” do atleta que submete-se a correr uma maratona encontrei várias dicas e influências importantes para a caminhada ou seria corrida para a conclusão do desafio. Lendo uma matéria a respeito de maratonas encontrei o treinador Darlan Duarte que nos dá dicas de planilha e ajuste de pace, o médico e maratonista Drauzio Varella através do seu livro “Correr” nos mostra a sua experiência em maratonas, além de suas palestras sobre o assunto e o Diretor da WCSports Wilians Rufino com dicas sobre o percurso.

5

Munido dessas informações e dicas, a primeira ação é estar em dia com os exames médicos, físicos e não esquecendo dos fundamentos para evitar lesões e não prejudicar a saúde sabendo que, o esforço físico de uma maratona é enorme e a influência sobre o corpo é forte demais. Correr a mais de 2 anos, ter participado de pelo menos 2 provas de 21K e principalmente saber e entender que hoje, você, consegue realizar treinos de 2h tranquilamente.

A preparação para uma maratona é difícil como qualquer desafio que enfrentamos na vida, na minha opinião se resume em: todos nós somos capazes de qualquer coisa.

A nossa capacidade de superação é grandiosa, o que falta por muitas das vezes é um incentivo ou até mesmo a decisão de enfrentar o desafio, em outras palavras “partir pra cima sem medo”. A possibilidade de não conseguir na primeira vez é um fator que precisa ser trabalhado, e galera claro que existe essa possibilidade, mas o que nos torna diferente é que somos persistentes e vamos até o fim, lembra: todos nós somos capazes de qualquer coisa!

Voltando a preparação, a prova escolhida é a 25ª Maratona de São Paulo, que acontece no 07 de abril de 2019, e quando tem data marcada o frio na barriga é maior ainda, a preparação então para esta prova começa agora e tem a sua intensidade a partir do final de Dezembro de 2018, onde a planilha que já esta pronta e será analisada por um professor e educador físico para que a mesma esteja dentro do nosso planejamento e começar a segui-la fielmente.

Teremos muita coisa para ajustar e ser alterada como alimentação, treinos de fortalecimento e falando em fortalecimento, você sabia que as articulações do nosso corpo sofre em média impactos de aproximadamente 7x o peso do nosso corpo durante uma corrida, imagina tudo isso em uma prova de 42K! O meu tempo para este tipo de prova acredito que será aproximadamente de 4h, é muito tempo correndo por isso os treinos de fortalecimentos são imprescindíveis.

Outras questões e não menos importantes ficam por conta de acertar o pace para o dia da prova como já tinha falado acima, determinando assim a velocidade que vamos imprimir talvez mais cadenciada mas contínua sem perda de velocidade, traçar a estratégia da corrida e conhecer o percurso. Por isso neste primeiro momento nossa preparação esta sendo na preparação, pois a partir do momento que iniciarmos a planilha os treinos serão contínuos durante os 4 meses que antecedem a maratona com treinos intercalados “de 50min a 1h10 durante a semana, e de 90min a 3h30min horas no sábado ou domingo”, segundo o treinador Darlan Duarte em sua matéria sobre maratonas, sem dúvida é uma dica importante para a nossa tão sonhada Maratona.

A maratona é a busca de uma conquista cheia de dificuldades, porém com ousadia e determinação um projeto deste tamanho precisa ser planejado e ter ao seu lado pessoas com o mesmo engajamento para que juntos concluam a prova. Chegar no seu limite e saber que ao final daquela linha você será um vencedor não importando tempo ou classificação deve ser uma das motivações e o apoio da sua equipe de suporte e dos corredores Éden Capucci , Fabi Mesquita e Murilo Siqueira que também estarão neste projeto nos torna fortes e motivados para cumprir a prova.

Foi dada a largada, temos muito trabalho pela frente e com a certeza que vamos fazer o máximo para a sua realização, afinal somos apaixonados por corrida. E que venham os 42K.

Um forte abraço e até a próxima!

Referência: http://suacorrida.com.br/planilhas/o-treino-para-sua-primeira-maratona

3

Marcos Sousa
marcos.sousa@mfbrand.com.br/
corridapelasaude.com.br/

Nenhum comentário ainda