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Realidade aumentada: interação entre elementos virtuais com os ambientes físicos

Publicado em 7 de abril de 2021

 

 

Recurso tem sido adotado por empresas de diversos setores para proporcionar experiências exclusivas ao cliente

Entrar no site de uma marca de roupas e se ver utilizando os produtos da loja, sem a necessidade de estar com eles em mãos, fisicamente. Ler o QR Code inserido em um livro escolar e ter projetada na tela do celular a cena de um acontecimento histórico, de qualquer parte do mundo. Apresentar ao cliente uma maquete em 3D simulando como o projeto arquitetônico ficará após a conclusão das obras. Esses são exemplos de como a realidade aumentada já faz parte do dia a dia da sociedade.

Esse tipo de tecnologia permite a interação de elementos virtuais com o ambiente físico. É um recurso que se tornou muito valioso nos últimos anos, com destaque para seu uso nas áreas de engenharia, propaganda e educação. Muitas empresas têm apostado na realidade aumentada como chamariz para atrair clientes em potencial, além de proporcionar novas experiências para o consumidor, dando vida a personagens, casas e automóveis.

“É um segmento em evolução no país, mas já existem companhias que fazem bom uso dessa tecnologia, que tende a dar um salto em um futuro próximo. A realidade aumentada apresenta incontáveis benefícios, possibilita a criação de um produto que pode ser visualizado em 3D por meio do smartphone ou do tablet, e projeta gráficos e animações sobre processos industriais, facilitando a compreensão do usuário”, comenta Anibal Clemente Junior, docente da área de tecnologia da informação do Senac São José dos Campos.

Na instituição, o curso Técnico em Computação Gráfica, por exemplo, possui na grade curricular conteúdos teórico e prático para ensinar à turma como funciona a realidade aumentada e como criar elementos e objetos em 3D. Ao longo do curso, os alunos aprendem ainda habilidades como criar logotipos e tratar imagens para projeto visual, fazer roteiros e captar material audiovisual para edição e pós-produção de vídeo, utilizar softwares do pacote Adobe, como Photoshop, Illustrator, Premiere Pro, Audition e After Effects, e outros softwares tais como CorelDRAW, AutoCAD, Revit, 3Ds Max ou Maya, Mudbox, Arnold Render e SketchUp.

Para se matricular, é necessário ter concluído o ensino médio, ou, pelo menos, estar cursando o 2º ano do ensino médio. O curso tem duração de 1.000 horas. Para mais informações ou inscrição, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/sjcampos.

Serviço:

Técnico em Computação Gráfica

Data: 31 de maio de 2021 a 15 de setembro de 2022

Horário: de segunda a sexta-feira, das 19 horas às 22h30

Senac São José dos Campos

Endereço: Rua Saigiro Nakamura, 400 – Vila Industrial – São José dos Campos/SP

Informações: www.sp.senac.br/sjcampos

Facebook: www.facebook.com/senacsjcampos

Instagram: www.instagram.com/senac.sjcampos/

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