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Você sabe formar o preço de venda dos seus produtos e serviços?

Publicado em 18 de maio de 2023

 

 

 

 

A formação de preço de venda errada pode custar a saúde financeira e o futuro do seu negócio.
Muitos empreendedores ainda utilizam a “matemágica” para calcular o preço de venda, ou seja, multiplicam por um número mágico sem verificar se ele gera o resultado necessário para a saúde financeira do negócio.
O resultado tem que pagar gastos variáveis e fixos, além de, no mínimo, atingir o ponto de equilíbrio (sem lucro, mas sem prejuízo também), mas, o ideal é que gere lucro.

As 4 variáveis básicas para a formação do preço de venda são:

• Gastos variáveis: taxas de maquininha de cartão, embalagens, custos dos produtos, comissões, etc.
• Gastos fixos: aluguel do ponto comercial, folha de pagamento, internet, pró-labore, materiais de limpeza e de escritório, etc.
• Lucro: para reinvestir no negócio, servir de fundo de reserva, ser fonte do retorno de investimento, fazer aplicações financeiras, etc.
• Posicionamento de mercado: leve em consideração não só o preço da concorrência, mas a proposta de valor frente a ela. Não dá para comparar os preços do cafezinho de uma simples padaria de bairro com a experiência da Starbucks.
É importante sempre verificar se seu preço de venda é competitivo frente aos seus principais concorrentes. Lembrando que concorrentes são aqueles que ofertam produtos e serviços com modelo de negócio similar ao teu.

Se você, além de usar a “matemágica”, ainda mistura as finanças pessoais e da empresa e, também, não usa um APP/software para fazer o controle e a gestão do negócio, tem uma empresa forte candidata a fechar prematuramente ou ficar estagnada.
“Xiiii, estou fazendo tudo errado!”

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